Vivenciamos um novo momento de mudanças e profundas transformações nos quais se exigem um modelo transparente de atuação. As empresas terão que adotar mecanismos de controle e políticas internas anticorrupção sob pena dos seus administradores serem responsabilizados, mesmo sem ter envolvimento direto com o “crime”. A punição recairá por qualquer ato que beneficie a empresa, e a multa pode atingir até 20% do faturamento bruto, dentre outras graves sanções.

Enfim, não basta ser comprometido, agora é necessário ter uma estrutura que assegure a ética nas relações.

A busca incessante por resultados expressivos ofuscou a visão dos administradores para dois pontos cruciais:

(I) são três os elementos que garantem o ambiente saudável nos controles internos das organizações: Documentação (políticas, normas, procedimentos); Execução (desenho dos controles, divulgação e monitoramento); Eficácia (testes).

(II) acúmulo de atividades críticas consideradas conflitantes, centralizadas nas mãos de uma única pessoa ou departamento.

Todo esse cenário tem direcionado as empresas a um novo compromisso, a uma nova meta: “gestão de riscos com melhoria contínua de processos e controles, focada em geração de valor com transparência, qualidade e segurança”.

Lei Anticorrupção

Gestão de Riscos

Terceirização da Auditoria Interna

Controles Internos com Foco nos Ciclos Operacionais

Redução de Custos (Financeiros e/ou Operacionais)

Programas de Compliance

Melhores Práticas de Governança Corporativa

Diagnóstico dos Processos Operacionais

Sócios Responsáveis  

Gabriel Quadros

Gabriel Quadros

Consultoria Empresarial

Graduado em Administração de Empresas e MBA em Finanças Corporativas pela Universidade Salvador – UNIFACS. Certificado pela CVM como Agente de Investimentos e pela Harvard Business School em Leadership and Management Essentials. Profissional com 12 anos de atuação em grandes empresas, sendo 5 anos na Deloitte Touche Tohmatsu.

Marcelo Falcão

Marcelo Falcão

Consultoria Empresarial

Graduado em Ciências Contábeis, pós-graduado em controladoria e professor universitário. Profissional com mais de 25 anos de experiência em serviços contábeis, de auditoria e consultoria em empresas multinacionais e brasileiras com registro na CVM e SEC - Security Exchange Commission, sendo 13 anos na Deloitte Touche Tohmatsu.